Audio Bula

Audio Bula
Sua bula em áudio

sábado, 21 de junho de 2014

 DEZ DICAS

de como cuidar da saúde da pele no inverno


1. Use protetor solar regularmente. O uso do protetor, em todas as estações do ano, é o método mais eficaz de retardar o envelhecimento, de evitar manchas, ressecamento excessivo, queimaduras, descamação e, principalmente, prevenir o câncer de pele. Opte por protetores não comedogênicos, hipoalérgicos e adequados ao seu tipo de pele.  Melhor ainda se o protetor, além de oferecer Fator de Proteção Solar (FPS), também somar propriedades hidratantes e antioxidantes, que previnem o ressecamento e o envelhecimento precoce.
2. Evite banhos longos e com água muito quente. O frio, o vento e a baixa umidade do ar, características comuns no inverno, comprometem a hidratação natural do corpo. Para piorar, as células que produzem a gordura da pele diminuem sua atividade nessa estação do ano. Banhos quentes e prolongados pioram ainda mais esse quadro. A água quente retira o manto hidrolipídico da pele, que é a camada de gordura e água que protege a cútis, o efeito é devastador: pele ressecada, vincada e desidratada. Prefira banhos mornos e rápidos.
3. Escolha o sabonete adequado para o inverno e para o seu tipo de pele. A estação pede sabonetes suaves, que repõem ou preservam o manto lipídico. Procure no rótulo a especificação “sabonete para pele ressecada” ou “sabonete hidratante” com ingredientes como ceramidas, glicerina, triglicerídeos ou manteiga de karité. Evite sabonetes com ácido salicílico, ácido glicólico ou álcool em sua formulação e ainda os antissépticos e desengordurantes, que removem mais intensamente a camada de gordura natural da pele.
4. Não use esponja ou bucha para lavar o rosto. A fricção só faz agravar e aumentar o ressecamento da pele.  Use somente as mãos em massagens suaves e regulares.
5. Intensifique o uso do hidratante. A máxima de que pele seca é pele frágil e suscetível a rugas é verdadeira, por isso o uso de um bom hidratante é ainda mais necessário, imprescindível até durante o inverno. Prefira as versões oil free, que não provocam acne.
6.  Use creme antissinais no rosto pela manhã e antes de dormir. A partir dos 25 anos, a pele começa a diminuir a hidratação natural. Isso é ainda mais intenso nas peles normais e secas pela própria natureza de suas características. Torna-se necessário, além do hidratante diário, o uso de um bom creme antissinais com ativos como ácidos e vitaminas. Indica-se o uso do creme pela manhã com protetor solar e antes de dormir no mínimo três vezes por semana e sempre após lavar e hidratar a pele.
7. Esfoliação exige bom senso e nunca deve ser feita no inverno, pois a pele já esta naturalmente esfoliada pelo ar frio e pelo vento.
8. Cuide especialmente dos lábios. No frio intenso, eles ressecam mais do que a pele do resto do corpo. O uso de umectantes labiais é obrigatório para evitar rachaduras e infecções secundárias. Prefira os que já incluam filtro solar na formulação. Também vale usar batom ou gloss. Antes de dormir é interessante usar cremes mais espessos e gordurosos, que podem ser recomendados por um dermatologista.
9. Aproveite esta época do ano para realizar procedimentos dermatológicos. O inverno é a melhor época para alguns procedimentos de rejuvenescimento, aqueles em que a pele deve ficar protegida do sol enquanto se recupera. Os peelings químicos, lasers, dermo abrasões e lixamentos sãos algumas das inúmeras e eficientes opções para as patologias da pele e que podem e devem ser realizados no inverno.
10. Consulte um dermatologista. Essa dica serve para todas as estações do ano. Cada paciente tem a sua própria lista de questões e problemas de pele para serem amenizados ou resolvidos. A maneira de buscar as respostas é dialogando com o seu dermatologista.  Juntos, eles escolherão o melhor tratamento.
Fonte: http://www.ifronteira.com/imais-variedades-49728 (Dra. Carla Ganassin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário